sexta-feira, 8 de junho de 2007

Um pouquinho de política

Novo primeiro-ministro da Armênia é nomeado

YEREVAN - Serzh Sarkisian, do Partido Republicano da Armênia (PRA), foi nomeado nesta quinta-feira, 7, primeiro-ministro da Armênia pelo presidente, Robert Kocharian, quem provavelmente substituirá após as eleições presidenciais de 2008.

Kocharian assinou o decreto sobre a nomeação de Sarkisian após manter consultas com os partidos que integrarão a coalizão de governo, segundo informou o serviço de imprensa da Presidência do país do Cáucaso.

O novo primeiro-ministro, de 52 anos, e líder do Partido Republicano da Armênia (PRA), tinha assumido o cargo no dia 5 de abril, após a súbita morte de seu antecessor, Andranik Markarian, em 25 de março.

Devido à inauguração de um novo Parlamento, fruto das eleições legislativas do dia 12 de maio, Sarkisian e o Gabinete renunciaram nesta quinta em plenário.

Horas depois, Sarkisian reassumiu o posto, após ser confirmado por Kocharian, que conclui no próximo ano os dois mandatos de quatro anos cada permitidos pela Constituição.

A nova Assembléia Nacional (Parlamento) da Armênia, formada após o pleito legislativo de maio, realizou hoje sua primeira sessão e elegeu como seu presidente Tigran Torosian, número dois do Partido Republicano.

O PRA, o mais votado (33,8%), o também governista Armênia Próspera (15,2%), e a federação revolucionária Dashnartsutiun (13,1%), formaram ontem uma coalizão.

Sarkisian, que antes de assumir a chefia do Governo era titular da Defesa, é partidário de estreitar as relações com a Rússia e contrário a uma eventual adesão da Armênia à Otan, idéia promovida pelas forças da oposição.

Às vésperas das eleições parlamentares do mês passado, Sarkisian antecipou que no caso de seu partido obter a maioria nas urnas se apresentaria como candidato à Presidência nas eleições de 2008.

Estadão: http://www.estadao.com.br/ultimas/mundo/noticias/2007/jun/07/143.htm

Nenhum comentário: